Quem sou eu

Minha foto
Somos Daniela, Josivânia e Jôsy Carolina, alunas da disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

trajetoria politica de Dilma Roussef

No ano de 1975, Dilma mudou-se para Porto Alegre, onde começou a trabalhar, estudou na FEE ( fundação de economia e Estatística), orgão do governo gaúcho. Depois de dois anos Dilma formou-se em economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul ).
 Em 1980 e 1990, Dilma atuou no governo do Rio Grande do Sul, na secretária da fazenda e de energia, minas e comunicações. E no ano de 1989, fez campanha para Leonel Brizola (PDT), candidato a presidente; no segundo turno, apoiou Lula (PT). E desviou-se do PDT em 2001, e entrou no PT.
 Em 2003, assumiu o cargo de ministra de minas e energia do governo Lula. Dilma defendia um modelo que não concentrasse todo o serto nas mãos do estado, ao mesmo tempo em que o governo buscava-se aproximar do mercado. A interlocução com o capital e o comando do programa luz para todos onde foram decisivas para que Dilma se tornousse, no ano de 2005, ministra-chefe da casa civil no lugar de José Diceu. A frente de ambos os ministros, tornou-se conhecida por ter um perfil tido como centralizador e técnico, e como por suas fortes cobranças a ministros e assessores. E como gestora do PAC ( programa de aceleração do crescimento).
E depois de uma campanha eleitoral que se estendeu ao segundo turno, Dilma é eleita, em outubro de 2010, a primeira mulher presidente do Brasil onde todos acredita que Dilma possa faze a diferença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário