Quem sou eu

Minha foto
Somos Daniela, Josivânia e Jôsy Carolina, alunas da disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Seja um doador de medula óssea e saiba que você é a parte importante da vida de uma pessoa e que sempre haverá uma esperança para aqueles que te espera

 Saiba como pode se feita essa doação

Existem duas formas de doar medula: uma por punção direta da medula óssea e outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).

A PUNÇÃO DIRETA DA MEDULA é realizada com agulha, na região da bacia e retira-se uma quantidade de “tutano” (medula) equivalente a uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia.
O procedimento dura 40 minutos e o doador fica em observação por 24h e só podem retornar ás suas atividades no dia seguinte.
Depois da doação, fica a sensação da uma injeção oleosa ou uma pancada na região. Nenhuma cicatriz, apenas a marca dos furos de agulhas. O único risco do doador é o de submeter-se à anestesia.

A COLETA PELA VEIA é realizada pela máquina da aférese. O doador recebe um medicamento por cinco dias, que estimula a proliferação das células-mãe. Elas migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em media 4 horas, até que se obtenha o numero adequado de células.
O único efeito colateral do medicamento é que ele pode provocar dor no corpo, como se fosse uma gripe. Em ambos os casos, a medula do doador se regenerar rapidamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário